Público

Uma pergunta que gosto de pensar:
“Quem é o público que, se você só fosse pago depois de gerar resultados, você escolheria para ser o seu cliente?”
Porque assim nos ajuda a direcionar melhor a nossa escolha.
Como regra geral, procuramos aqueles que têm mais DINHEIRO do que tempo.
Porque são pessoas que tiveram algum sucesso, mas estão loucos para encontrar alguém que os ajude a ganhar seu tempo de volta. E nós é que podemos ajudar nisso em troca de um valor (mais do que) justo.
Por último, lembre-se que para um momento inicial de testes, queremos focar naqueles mais propensos a comprar neste momento — os primeiros 10% da seguinte pirâmide:

A Bussola do Cliente Ideal
Aqui 6 maneiras diferentes de como tentar encontrar este cliente ideal que atinge os 7 critérios do Perfil 7D (abaixo).
O segredo é entender que quem você tem em mente hoje, não necessariamente é o seu cliente ideal… mas também, ao mesmo tempo, talvez não esteja muito longe!
Norte: Olhe para cima na hierarquia. Pense em quem está em um nível superior e tem mais autoridade ou influência sobre outras pessoas. Por exemplo, em vez de mirar donos de uma única loja, você pode focar em donos de várias lojas ou de redes de franquias. Eles têm mais poder de decisão e podem impactar um número maior de pessoas.
Sul: Pense em quem está abaixo na hierarquia, mas ainda se beneficia do seu produto ou serviço. Por exemplo, se você oferece um curso para empresários, além de ensiná-los diretamente, você também poderia ensinar seus gerentes ou diretores. Eles são as pessoas que fazem o trabalho acontecer e aplicam o que aprenderam.
Oeste: Agrupe seu público-alvo de maneiras diferentes. Em vez de focar somente em um tipo de negócio, como hamburguerias, pense em outros negócios similares que possam se beneficiar do que você oferece, como restaurantes, padarias, mercados ou confeitarias. Assim, você amplia seu público-alvo.
Leste: Procure por mercados diferentes, mas relacionados, que você também possa atender. Se você tem uma agência que trabalha com dentistas, por exemplo, você pode oferecer seus serviços para clínicas de estética, pois ambos são negócios na área de beleza e cuidados pessoais.
Através (Mapeamento da Jornada do Cliente): Imagine todas as etapas que um cliente passa, desde quando fica sabendo do seu produto/serviço até se tornar um defensor da sua marca. Pense nos desafios e oportunidades em cada etapa. Cada etapa pode ser um submercado/nicho para você focar.
Fora (Análise de Concorrentes): Estude com cuidado as empresas que oferecem produtos ou serviços parecidos com os seus. Descubra que tipos de clientes elas atendem. Você pode encontrar grupos de clientes que seus concorrentes não estão atendendo bem, e pode focar neles.
Público
- Anote e grave isso:
- Dinheiro não é problema para o público certo
- Perfil 7D
- Dor: tem um problema a ser resolvido;
- Desejo: um desejo por resolver dito problema;
- Dinheiro: dinheiro para tal;
- Decisão: é quem decide;
- Datas: quer fazer agora;
- Desempenho: você sabe como resolver;
- Demais: é demais trabalhar com este cliente.
- Dicas
- Na dúvida, seja mais específico
- Charlie Munger - “Quero ser o esperto, e eles os estúpidos.”
- Onde você já tem uma vantagem competitiva?