Vieses
Vieses
Nessa aula destacamos alguns vieses cognitivos que podem afetar e atrapalhar especialistas que desejam rentabilizar seu conhecimento em um negócio digital.
O primeiro viés abordado é o viés da confirmação, onde tendemos a interpretar e lembrar informações de maneira a confirmar nossas crenças pré-existentes.
O próximo viés é o viés da autoridade, que nos faz acreditar em informações e recomendações dadas por figuras percebidas como autoridades no assunto, mesmo que essas pessoas falem sobre assuntos que não dominam. Isso pode criar associações fortes e levar a confiar em informações inadequadas.
Outro viés é o efeito do halo, onde uma percepção positiva em uma área influencia opiniões positivas em outras áreas. É de extrema importância não apenas cuidar de como influenciamos a percepção dos outros, mas também estar atento quando recebemos mensagens.
Por fim, discutimos o viés de sobrevivência, no qual histórias de sucesso são frequentemente destacadas nas redes sociais, criando uma percepção distorcida da facilidade e probabilidade de sucesso.
Explico também sobre o viés de confirmação no marketing digital e a falácia do custo irrecuperável. Destaco a importância de olhar além dos casos de sucesso e considerar a média dos resultados.
Também abordo como o viés do custo irrecuperável pode nos levar a tomar decisões erradas com base no dinheiro já investido, em vez de analisar os benefícios futuros. Alertamos para a armadilha de tentar recuperar um investimento passado, mesmo que isso signifique seguir em frente com algo que não traz resultados. É fundamental compreender que devemos parar de cavar quando nos encontramos em um buraco, pois é muito difícil esperar e perder tempo ao invés de cortar as perdas e buscar novas oportunidades.
Prosseguindo, enfatizo a importância de não aprender a lição errada e desaprovar teorias ao invés de confirmá-las. Também ressalto a necessidade de ter cuidado com o viés da média, pois tudo tende a voltar à média. Devemos evitar analisar e tirar conclusões erradas.
Além disso, é importante ter cautela com o viés da ferramenta, pois tendemos a ver todos os problemas apenas da maneira em que estamos acostumados.
Reforçamos a importância de estar cercado de outras pessoas e grupos diferentes para ver as coisas de um ângulo diferente. Devemos ter cautela com os vieses, que podem se tornar armadilhas.
Recomendo o livro "A Arte de Pensar Claramente", pois é prático e vale a pena ler todo ano. Por outro lado, sugiro evitar o livro "Pensando Rápido e Devagar", pois é muito longo e não tão útil. Este livro é direto, prático e excelente para nos lembrar e evitar armadilhas cognitivas.
Estes são alguns dos vieses cognitivos mais comuns.